Rede de Coleções e Museus da UFPA

Ocorreu em Março!

Tivemos a felicidade sediar o minicurso de escrita científica para discentes da UFPA e de outras universidades nos dias 26 e 28 de março. 

Perdeu esta oportunidade? Fique ligado nas nossas redes e aqui no site para não perder as próximas!

INSTAGRAM

Se tu gostas de história, patrimônio, ciência e/ou cultura, então te liga nessa notícia: A Rede de Coleções e Museus da UFPA também está no Instagram

Nosso perfil é um portal para o conhecimento de várias coleções amazônidas e com apenas um clique, você pode conhecer alguns dos museus universitários.

Não perca a chance de ficar por dentro das novidades sobre os acervos que representam a nossa cultura. Siga @rede_museusufpa

UFPA Recebe importante doação de quadro para sua Coleção Didática

Obra sem título, doada pela autora Rafaely Souza Conceição, em 2023

O Curso de Museologia teve a honra de receber recentemente uma valiosa adição à sua coleção didática, um quadro doado pela discente e artista Rafaely Souza Conceição.

O quadro, que retrata uma cena típica da região amazônica, é uma obra de arte que combina elementos culturais e naturais de forma única. Com cores vibrantes e materiais inusitados, a artista (também doadora) conseguiu capturar a essência da biodiversidade e da rica cultura local.

Esta aquisição, mediada pela bolsista Aimee Oliveira, não é apenas uma adição estética ao acervo da universidade, mas também um recurso didático valioso. Os estudantes terão a oportunidade de estudar de perto as técnicas e o estilo do artista, além de explorar os temas culturais e ambientais presentes na obra.

Ficou interessado nesta dinâmica e deseja doar alguma obra de arte? Entre em contato pelo email da curadora jessicatarine@ufpa.br.

DESVENDANDO O PROCESSO DE ENTREVISTAS NA REDE

Entrevista com a museóloga Paola Maués da Coleção Amazoniana Fotógrafo: Samir (2023)
fonte: museu de anatomia / responsável: Camila e Diene/ data: 11 de maio de 2023/ local: museus de anatomia da UFPA (ICB)
Museus de anatomia da UFPA (ICB). Fotografas: Camila e Diene (11 de maio de 2023)

Um programa de extensão cheio de oportunidades de aprendizagem e inovações, de avaliações, troca de saberes e estudo de objetos que fazem parte da cultura. A equipe da Rede de Coleções e Museus da UFPA realiza entrevistas com responsáveis das coleções, para que com as perguntas certas pudéssemos ter conhecimento das dificuldades e assim sugerir melhorias a elas. As entrevistas auxiliam a equipe de análise na  averiguação das necessidades específicas e diferentes de cada coleção. Os questionários recebem respostas que serão analisadas e solucionadas, essas informações são então compartilhadas com as instituições responsáveis pelas coleções para que possam examinar e implementar com a ajuda do programa a realizar possíveis aperfeiçoamentos na preservação do patrimônio. Compreender as causas subjacentes dos problemas que afetam as peças é fundamental para evitar danos maiores ou irreparáveis ao patrimônio da Universidade. Ao tratar de preservação de coleções, entendemos os problemas visíveis, e também as causas subjacentes cruciais para que sejam tomadas as medidas preventivas e corretivas eficazes.

COOPERAÇÃO COM A REDE

Fotógrafas: Camila e Diene (25 de maio de 2023) local: museu de educação da UFPA (ICED)

O fato das coleções estarem colaborando ativamente, contribuindo com entrevistas, recebendo a equipe e respondendo dúvidas é crucial, esse envolvimento demonstra um interesse mútuo na preservação desses objetos valiosos, é de forma compreensível que lidar com a possibilidade de perda ou dano desses itens seja desafiador. No entanto, a consciência de que há maneiras de salvá-los pode trazer um sentimento de rompimento. As coleções com as quais estamos trabalhando são aquelas que precisam de estabilidade e melhorias e estas entendem isso, nos atuais momentos elas têm contribuído com as entrevistas, recebendo a equipe e respondendo dúvidas e questões. Estar diante de vários objetos que remetem à memória e saber que correm o risco de se extinguir, pode ser algo preocupante não somente para o campo acadêmico museológico, mas também para os demais, porém saber que há formas de salvaguardá-las torna-se mais reconfortante.

Atualmente estamos trabalhando com 16 (dezesseis) coleções que estão dispostas a serem estudadas para receber o melhor auxílio possível para que não sofram destinos que muitas outras recebem ao serem expostas fatalmente por incêndios e outros acidentes.

GUARDIÃS DA HISTÓRIA: A IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES

Identificar as lacunas do conhecimento, assim como as áreas de conservação é uma das várias ações para preservação das coleções, saber que estes objetos fazem parte da cultura e memória da comunidade acadêmica são de suma importância. As coleções carregam parte da história de uma sociedade e preservá-la requer bastante conhecimento e esforço, além de estudar para que estas sejam devidamente conservadas, os objetos que compõem elas são muito raros e muitas das vezes únicos, porque deixá-los esquecidos ou abandonados quando se pode cuidar para que no futuro ou até mesmo no presente eles ainda possam garantir memórias para todos. Estes objetos fazem parte das memórias de uma sociedade, e o que somos sem memórias? O passado, presente e futuro estão ligados por estes objetos, conhecer e aprender a forma como as gerações passadas viam e agiam.

Herbário H.F. Nomelia Vasconcelos. Instituto de ciências biológicas (ICB). Fotógrafas: Camila e Diene (14 de junho de 2023)

COLABORAÇÃO COM A COLEÇÃO DE PATRIMÔNIO NATURAL

Sessão de fotografia na Coleção de Patrimônio Natural. Instituto de ciências da arte (ICA). Fotógrafa: Bárbara Sepulvreda (2023)

Para todo problema deve existir uma solução e para sanar uma das dificuldades da coleção de patrimônio natural, o tainacan foi instalado, este nada mais é que uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet, esta plataforma é útil para que os acervos presentes na coleção e isto torna estas peças mais acessíveis permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil, o software implementado a esta coleção tornou-a alcançável para discente e docente que queriam conhecer e obter informações desta.

Coleção de Patrimônio Natural. Instituto de ciências da arte (ICA). Fotógrafas: Carolina, Roberta e Thaís (18 de novembro de 2022)

A contribuição das coleções é fundamental para otimizar as atividades da rede, ao compartilhar e utilizar as coleções de forma colaborativa, a equipe pode desfrutar de diversos benefícios, como acessibilidade e facilidade que as coleções podem fornecer em  um repositório acessível de informações, recursos e dados relevantes. Isso torna mais eficaz para a equipe encontrar o que precisa sem ter que procurar extensivamente em várias fontes, o que implica na eficiência da realização de tarefas com acesso rápido a informações relevantes, uma equipe pode realizar suas tarefas de maneira mais eficiente e rápida. Isso é crucial para atender às demandas de forma ágil, com isso ao utilizar coleções, é possível manter um padrão consistente de informações, evitando discrepâncias ou erros comuns. Isso é particularmente útil em processos que exigem compatibilidade. As melhorias contínuas das coleções compartilhadas permitem que a equipe contribua com novas percepções acadêmicas, dados e descobertas, o que promove um ciclo de melhoria, onde as informações são atualizadas e refinadas constantemente. A colaboração envolve oferecer algo de valor, seja conhecimento, recursos, ritmo ou habilidades.

FRUTOS DE COOPERAÇÕES

Laboratório de Etnomusicologia da UFPA. Fotógrafos: Samir e Thais (10 de novembro de 2022)