Rede de Coleções e Museus da UFPA

Pesquisa realizada por Yasmin Corrêa Coelho

Orientação: Jéssica Tarine Moitinho de Lima


A Rede de Coleções e Museus da UFPA está desenvolvendo uma ferramenta que ajudará a identificar as necessidades específicas de cada coleção, especialmente nas áreas de preservação, conservação, comunicação e documentação. A análise das informações obtidas permitirá tomar decisões informadas sobre prioridades, fundamentais para garantir a sustentabilidade a longo prazo das coleções.

A metodologia utilizada para elaborar o diagnóstico foi baseada no sistema descrito no manual “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM, 2020). Em particular, adotamos o conceito de nivelamento proposto pelo manual. Apesar de já termos desenvolvido nosso próprio questionário, fizemos ajustes para alinhá-lo com as hipóteses e objetivos específicos de cada pergunta, possibilitando quatro níveis distintos de respostas. Na elaboração dos níveis de avaliação, consideramos as amplas publicações recentes sobre gestão de coleções (Silva, 2019; Ribeiro, 2020; Ortiz, 2013; Lott et al., 2020; Lima et al., 2023; Lima, 2021; Julião; Sabino; Roberto, 2017). Realizamos uma análise detalhada dos desenvolvimentos mais recentes e das práticas atuais no campo da gestão de coleções museológicas para garantir que a abordagem estivesse de acordo com as tendências e melhores práticas do setor. Os níveis de avaliação estabelecidos refletem um entendimento moderno e abrangente dos desafios e soluções em gestão de coleções, assegurando que o diagnóstico seja relevante e eficaz no contexto atual (Lima; Coelho; Silva, no prelo).

A seguir apresentamos uma tabela onde é possível ver nas três primeiras colunas os valores proporcionais aos três tipos de coleções encontradas na UFPA, científica (C); didática (D); e mista (M). As outras cinco colunas demonstram o questionário contendo: a categoria, a pergunta, o tipo da pergunta, a hipótese e o objetivo. Por fim, as últimas quatro colunas apresentam o nivelamento.

CIENTÍFICA DIDÁTICA MISTA CATEGORIA PERGUNTA TIPO HIPÓTESE OBJETIVO NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4
1 1 1 Qual o nome da coleção? Texto de resposta curta Identificação
1 1 1 Qual o nome do responsável (Profissão)? Texto de resposta curta Identificação
3 2 3 INFORMAÇÕES GERAIS Qual a profissão ou formação do responsável pela coleção? Texto de resposta curta As pessoas em posição de administração das coleções não possuem formação na área de patrimônio. Confrontar com os dados sobre a eficiência da gestão e comprovar que coleções geridas por profissionais do patrimônio tendem a possuir mais práticas de preservação. Não tem experiência nem formação na temática do acervo Tem formação em área similar a temática do acervo mas não tem experiência na preservação do mesmo Tem experiência com coleções mas não tem formação acadêmica nem na temática do acervo nem em áreas do patrimônio Tem experiência e formação acadêmica na temática do acervo
1 1 1 Qual o cargo do responsável pela coleção? Texto de resposta curta Existem vários nomes para o mesmo cargo de gerente de coleção Identificar quais as nomenclaturas estão sendo utilizadas para gerenciamento da coleção.
3 3 3 INFORMAÇÕES GERAIS O responsável está oficialmente nomeado? Múltipla escolha (uma opção) Os profissionais que atuam na coleção não são oficialmente responsáveis. Constatar se existe oficialização do trabalho ou se os gestores atuam apenas por vínculo afetivo Não tem cargo (sem nomeação) Têm cargo (com nomeação)
3 2 2 INFORMAÇÕES GERAIS A coleção está vinculada a alguma instituição museológica? Múltipla escolha (uma opção) As coleções vinculadas a instituições museológicas possuem políticas ou ações de preservação (reservas técnicas, acondicionamento apropriado, divulgação) consolidadas. Traçar em números quantas coleções estão vinculadas a instituições museológicas. Não têm vínculo com uma instituição museológica e não têm políticas ou ações de preservação consolidadas. Não têm vínculo com uma instituição museológica mas têm políticas ou ações de preservação consolidadas. Tem vínculo com uma instituição museológica, mas não tem políticas ou ações de preservação consolidadas. Tem vínculo com uma instituição museológica e possui políticas ou ações de preservação consolidadas.
1 1 1 — Se sim qual? Texto de resposta curta Identificação
2 2 2 INFORMAÇÕES GERAIS Qual a unidade gestora da coleção dentro da universidade? Texto de resposta curta As coleções científicas são a maior parte das coleções universitárias e por isso estão sediadas dentro de unidades promotoras de ciência e tecnologia. Traçar um mapa de onde as coleções estão concentradas para melhor visualizar propostas de parceria futuras. Não tem unidade gestora Tem unidade gestora A unidade gestora conversa com a temática do museu ex: instituto de geologia x museu de geociências
2 2 2 ACERVOS Quais tipos de acervo possui? Múltipla escolha (mais de uma opção) Coleções universitárias possuem diversos acervos sob uma mesma gerência. Comprovar que coleções universitárias abarcam uma variedade de acervos sobre uma mesma coleção e normalmente dividem o mesmo espaço. Verificar se não há nenhum outro bem associado ao acervo que não está sendo considerado como acervo. Realizar cross reference com pergunta sobre divisão da Reserva Técnica. Possui uma diversidade limitada entre acervos físicos e/ou digitais (de 1 a 5 itens) Possui uma diversidade limitada entre acervos físicos e/ou digitais (de 5 a 10 itens) Possui uma diversidade limitada entre acervos físicos e/ou digitais (de 10 a 15 itens) Possui uma diversidade entre acervos físicos e/ou digitais (de mais de 15 itens)
2 2 2 ACERVOS Qual o total de bens do acervo? Múltipla escolha (uma opção) Coleções universitárias são majoritariamente pequenas, ou seja, possuem uma média de 1.000 itens. Quantificar a coleção e compreender se o tamanho destas influencia diretamente a política de aquisição e a preservação. Não soube informar Possui uma quantidade (de 1 a 1.499) Possui uma quantidade (de 1.500 a 3.000) Possui uma grande quantidade. (3.001 a +)
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre os tipos de acervos presentes? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Quais profissionais trabalham na instituição diretamente com as coleções? Múltipla escolha (mais de uma opção) As coleções universitárias são curadas por um professor que guia a linha de pesquisa da coleção, portanto os profissionais que nela trabalham seguem esta linha. Traçar a conexão entre as práticas de preservação com a ausência/presença de um profissional do patrimônio. Profissional e discentes que não são da área do patrimônio ou não tem experiência com salvaguarda Profissional e discentes que não é da área de patrimônio mas tem experiência com salvaguarda Profissional e discentes que é da área de patrimônio mas não tem experiência com salvaguarda Profissional e discentes que é da área do patrimônio e tem experiência com salvaguarda
2 2 2 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Qual o número total de funcionário da coleção? Múltipla escolha Existem poucas pessoas trabalhando na coleção. Traçar um número médio que relacione o quantitativo da coleção com o número de pessoas que atuam nela. De 1 a 2 De 3 a 4 De 5 a 6 Mais de 7
2 2 2 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Quantos dos profissionais da coleção são voluntários? Múltipla escolha Que existem diversos discentes que atuam na coleção, sem representação na sua gerência. Quantificar o número de voluntários que dentro da universidade normalmente são mão de obra provinda dos discentes. De 0 a 1 De 1 a 2 De 3 a 4 De 5 pra cima
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Quais as áreas de atuação desses voluntários? Texto de resposta curta Os discentes voluntários normalmente se restringem aos cursos nos quais as coleções estão vinculadas. Mostrar que a interdisciplinariedade pode existir desde os voluntários até a equipe como um todo. Discentes que não atuam na temática do acervo e não tem experiência com conservação ou documentação museológica Discentes que atuam na temática do acervo mas não tem experiência com conservação ou documentação museológica Discentes que não atuam na temática do acervo mas tem experiência com conservação e documentação museológica Discentes que atuam na temática do acervo e que tem experiência ou atuem também na área de conservação e documentação museológica
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Existe treinamento para os voluntários? Múltipla escolha Treinamentos são raros, pois a prática comum é o aprendizado a longo prazo, pela convivência. Comprovar que técnicas de treinamento são pouco utilizadas e que seu valor para as coleções não é difundido. Não tem treinamento Tem treinamento
3 3 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO As coleções possuem gerenciamento unificado? Múltipla escolha (uma opção) As coleções são tratadas como corpos individuais na universidade. Comprovar que coleções com gerenciamento integrado tendem a ter políticas de preservação melhor traçadas. Não Sim A coleção possui projeto de cooperação junto a um instituto oficializada
1 1 1 Em qual nível? —– As coleções não dividem tarefas. Reconhecer as formas de gerenciamento unificado.
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Possuem Plano Museológico ? Múltipla escolha (uma opção) O Plano Museológico/ Plano gestor é um documento primordial na gerência e preservação da coleção. Entender se os documentos diretores dão conta das diretrizes básicas, das práticas de preservação dos acervos. Não tem Plano Museológico Não tem Plano Museológico mas acha necessário ter um Tem Plano Museológico mas não segue as políticas e diretrizes Tem Plano Museológico e segue as políticas e diretrizes
3 3 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Possuem Regimento Interno? Múltipla escolha (uma opção) O Regimento Interno é um documento primordial na gerência e preservação da coleção. Entender se os documentos diretores dão conta das diretrizes básicas, das práticas de preservação dos acervos. Não tem Regimento Interno Tem regimento interno Tem Regimento Interno mas não segue as políticas e diretrizes Tem Regimento Interno e segue as políticas e diretrizes
2 2 2 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Quais outros documentos oficiais tem sobre os acervos? Texto de resposta longa Coleções universitárias normalmente possuem regimento interno, entretanto outros documentos diretores existem. Listar quais os documentos de gerenciamento são mais usados pelas coleções. Não possui outros documentos reguladores da coleção está em processo possui documentos da coleção mas não são reguladores Possui outros documentos reguladores da coleção
3 3 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO As equipes da coleção estão cientes desse programa e trabalham de forma integrada na sua execução? Múltipla escolha (uma opção) As políticas nas coleções quando existentes são pouco difundidas, inclusive dentro da própria instituição. Visualizar se políticas tendem ser um documento que uma vez oficialidado, não tem mais uso para a gestão da coleção. Não Sim
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO Qual a principal fonte de renda das coleções? Texto de resposta longa A principal fonte de renda vem das próprias universidades, entretanto, essas não são suficientes para todos os tipos de projetos aplicados às coleções. Entender quais outras formas de fonte de renda são usadas pelas coleções parâmetros. Não tem renda nenhuma A renda própria que é feita a partir de doações ou dinheiro pessoal dos responsáveis pela coleção depende de verba da UFPA ou da instituição vinculada/responsável ou de edital de projetos Tem renda disponibilizada pela UFPA mas também parcerias e patrocinadores externos
3 2 3 GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO A coleção realiza parcerias para a gestão dos acervos? Texto de resposta longa São poucas as parcerias, seja elas a nível insitucional quanto externo. Provar que mesmo existindo diversos casos de sucesso com parcerias estas práticas são escassas. Não realiza parcerias nem para gestão nem para pesquisa Realiza ou para gestão ou para pesquisa Realiza algumas de forma esporádica ou regular Realiza muitas parcerias de forma regular
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre o gerenciamento da coleção? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 2 3 RESERVA TÉCNICA (ACONDICIONAMENTO) Como as coleções estão separadas na Reserva Técnica? Texto de resposta longa A prática da separação na reserva técnica de coleções científicas tende a ser direcionada pela questão didática e não pela materialidade do bem. Entender se a prática de separação da coleção está vinculada a uma ação de preservação ou de gestão. Não tem reserva técnica A prática de separação do acervo não está vinculada a uma ação de preservação museológica A prática de separação visa o tipo de materialidade do acervo A prática de separação visa os diferentes tipos de acervos cada um com sua devida preservação avaliada considerando os padrões museológicos
2 2 2 RESERVA TÉCNICA (ACONDICIONAMENTO) Quais dificuldades encontra no armazenamento? (ex. iluminação, insetos, roedores, etc) Texto de resposta longa A maioria dos locais de acondicionamento não são ideais. Qualificar quais as principais dificuldades de armazenamento encontradas nas coleções pesquisadas. Todas as possíveis, insetos, microrganismos, iluminação, temperatura, umidade, falta de espaço, etc Algumas pragas como xilófagos, traças, roedores e microrganismos Apenas problemas com temperatura ou umidade ou espaço ou o conjunto dos três Apenas iluminação
3 1 3 RESERVA TÉCNICA (ACONDICIONAMENTO) Quais técnicas e práticas são usadas no acondicionamento? (ex.: Deslizantes, caixas de papel, etiquetamento, etc) Texto de resposta longa A coleção que está vinculada a instituição museológica tende a possuir práticas de acondicionamento mais adequadas. As técnicas usadas não conversam com o avanço teórico e prático do campo da preservação. Descrever quais práticas de preservação estão presentes nas coleções parâmetros. Entender o porquê a área científica conversa pouco com a área do patrimônio. Não tem técnicas As técnicas são escassas. Existem mas não para todo o acervo Obs.: algumas das técnicas utilizadas conversam com as práticas adequadas de preservação As técnicas são utilizadas em todo o acervo porém com pouca adequação de preservação. As técnicas utilizadas em todo o acervo seguem as práticas adequadas de preservação seguindo as normas de acondicionamento adequado
3 2 3 RESERVA TÉCNICA (ACONDICIONAMENTO) Os objetos possuem condições ambientais adequadas? Múltipla escolha (uma opção) Não é dada a devida importância à condição ambiental das coleções, devido a materialidade dos bens. Quantificar quais coleções possuem a preocupação com o controle ambiental. Não é feita nenhuma manutenção com equipamentos de controle ambiental que meça a intensidade da luz, temperatura e umidade das coleções A manutenção é feita eventualmente com equipamentos apenas de medição de luz (Luxímetro) A manutenção é feita eventualmente com equipamentos apenas de medição de temperatura (Termo higrômetro) É feita a manutenção regular das coleções com equipamentos de medição de luz, temperatura e umidade
1 1 1 — Se não, quais os problemas? Texto de resposta longa Traçar o nível de importância do controle ambiental nesse tipo de coleção.
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre a reserva técnica? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 3 3 BANCO DE DADOS A coleção está inventariada? Múltipla escolha (uma opção) Apesar da reconhecida importância dada ao inventariado, as coleções raramente dão conta do mesmo. Descrever o nível de importância dada à ação de inventariado. Correlacionar o nível de inventariado ao processo de aquisição infreável das coleções. Não está inventariada Está incompleta/ em processo Está parcialmente inventariada Está inventariada
2 2 2 BANCO DE DADOS Qual porcentagem do acervo está inventariado? Múltipla escolha (uma opção) A maioria das coleções possuem suas coleções inventariada parcialmente Quantificar o volume de trabalho que poderá ser exercido por meio de parcerias. Não está ou está de 10% a 30% do acervo está inventariado De 40% a 60% do acervo está inventariado De 70% a 90% do acervo está inventariado Coleção está 100% inventariada
3 1 3 BANCO DE DADOS A coleção possui sistema de documentação museológica? Múltipla escolha (uma opção) O inventário é mais frequente método de controle de bens em coleções científicas. Apesar disso o mesmo é insuficiente quanto a quantidade de dados que abarca. Descrever, quando houver, quais outros meios de documentação e controle são usados. Não possui sistema de documentação museológica Não possui sistema de documentação museológica mas possui outros meios de documentação Possui sistema de documentação mas não é museológica Possui sistemas de controle e documentação museológica
1 1 1 — Se sim … Qual banco de dados é usado? Texto de resposta curta Tabelas do Excel são o método de banco de dados mais comuns pela facilidade de uso, entretanto não dão conta de uma recuperação da informação com dados cruzados, nem mesmo na produção de relatórios de gerência. Listar quais bancos de dados estão sendo usados. Traçar o uso de banco de dados com as ações de divulgação das coleções, tanto entre pares quanto para o público em geral.
3 1 3 BANCO DE DADOS O software de documentação está operante? Múltipla escolha (uma opção) Algumas coleções apesar de adotarem bancos de dados não os utilizam do ponto de vista da gestão Listar quais os sofwares mais utilizados pelas coleções e verificar a possibilidade de implementação de um sistema integrado com interoperabilidade. Não usa software de documentação ou não está operante Está operante Usa um software que funciona mais não é ideal para as atividades de documentação Usa um software de documentação que funciona muito bem para as necessidades da documentação.
3 1 3 BANCO DE DADOS A documentação museológica adota modelo conceitual/ontologias segundo padrões nacionais ou internacionais? Múltipla escolha (uma opção) Apesar da evolução do campo da ciencia da informação os modelos conceituais ainda não são utilziados por coleções que não possuem museólgos atuando. Modelo conceitual de sistema de informação/ontologia – realiza a modelagem conceitual do sistema de informação/documenta ção segundo padrões internacionais. ou internacionais? Não adota modelo conceitual algum. Adota um modelo mas de forma parcial Adota um modelo com padrões nacionais Adota um modelo com os padrões nacionais e internacionais.
3 1 3 BANCO DE DADOS A coleção utiliza padrão de metadados? Múltipla escolha (uma opção) Os padrões adotados majoritariamente são defenidos pela experiência do gestor. Padrão de metadados – utiliza algum tipo de modelo de metadados padronizado para a realização da catalogação do acervo, segundo padrões existentes e validados internacionalmente. A coleção não utiliza ou/o padrão não são validados internacionalmente Utiliza mas está incompleto ou em processo A coleção utiliza padrão de metadados mas não são museológicos ou não são validado internacionalmente A coleção utiliza padrão de metadados validados internacionalmente
3 1 3 BANCO DE DADOS O banco de dados tem espaço para referênciar as publicações feitas com os objetos? Múltipla escolha (uma opção) Acrescenta-se a sua gerência por um ente universitário o fato de serem comuns as publicações em âmbito de graduação e pós-graduação sobre os bens desses acervos. Entender que apesar de ser comum a publicação de artigos sobre os bens essa informação não é considerada na documentação/preservação do bem. Não Não possui banco de dados com metadados personalizados, mas usa outro metadado para incluir este dado. Possui Possui banco de dados com metadado específico para produção bibliográfica com base no bem
3 1 3 BANCO DE DADOS Qual a porcentagem do acervo que está digitalizada? Múltipla escolha (uma opção) A digitalização das coleções vem sendo difundida ao longo dos ultimos cinco anos como uma das ferramentas indisensáveis na gestão e divulgação. Entretanto a maioria das coleções universitárias ainda não as adotam complemente. Quantificar bens que estão digitalizados (Ficha + foto). Não está digitalizada/não se sabe. De 10% a 50% bens digitalizados De 60% a 90% bens digitalizados 100% de bens digitalizados com ficha e foto
3 1 3 BANCO DE DADOS Quais profissionais trabalham na documentação? Texto de resposta longa A documentação de bens científicos é naturalmente interdisciplinar. As coleções analisadas não contam com esta mão de obra. Comprovar que em coleções com a presença de profissionais do patrimônio e das áreas especializadas dos bens a documentação tende a ser mais completa. Não há nenhum profissional da área do patrimônio ou de áreas similares que trabalhe na documentação da coleção Os profissionais que trabalham na documentação da coleção não são da área do patrimônio mas são de áreas similares Os profissionais que trabalham na documentação da coleção não são da área de patrimônio mas tem experiência com a temática da coleção Os profissionais que trabalham na documentação da coleção são da área de preservação do patrimônio e tem experiência com documentação museológica
3 1 3 BANCO DE DADOS Os funcionários recebem formação para atualizar os processos de documentação dos acervos e gerenciamento de informações digitais da coleção? Múltipla escolha (uma opção) Compreende-se que a documentação museológica é uma prática pouco valorizada dentro do escopo da gestão de acervos. Formação – refere-se às possibilidades de formação existentes na instituição sobre gestão da informação digital e documentação museológica. Não recebem nenhuma formação. Recebem uma formação inicial Recebem uma formação mas sem atualizações periódicas Recebem uma formação completa e com atualizações periódicas.
1 1 1 Se sim, com qual periodicidade? Raramente ocorrem treinamentos voltados para a documentação. Entender se as práticas de capacitação da equipe, quando existentes, refletem também na prática da documentação.
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre o banco de dados? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
2 2 2 AQUISIÇÃO E DESCARTE Qual a porcentagem do acervo está em situação de propriedade regularizada? Múltipla escolha (uma opção) Coleções universitárias não possuem este tipo de documentação. Direito de propriedade do acervo – a coleção possui direitos de propriedade regularizada sobre seus acervos (tipologias: própria, comodato, empréstimo). Comprovar que coleções universitárias, devido ao seu histórico não mantem documentos de doação e aquisição de todos os seus itens Não está regularizada De 10% a 50% está regularizado. De 60% a 90% está regularizado. 100% está regularizado.
3 2 3 AQUISIÇÃO E DESCARTE Existe uma política de aquisição e descarte? Múltipla escolha (uma opção) Não é comum a estas coleções a existência de uma política de aquisição e descarte. Entender como funciona a aquisição nas instituições que não possuem uma política para tal fim. Entender se para estas coleções é comum o descarte. Não existe política de descarte e nem de aquisição Existe Existe apenas uma das duas Existe ambas e são seguidas corretamente
1 1 1 — Se não, explique as dificuldades? Texto de resposta longa O crescente acréscimo de bens as coleções é devido aos constantes campos feitos no âmbito da graduação. Provar que uma coleção que está sempre em crescimento necessita de metodologia e política de aquisição e descarte.
1 1 1 Por quais meios é feita a aquisição? Múltipla escolha (mais de uma opção) Campo e doação são a principal forma de aquisição. Qualificar quais as principais formas de aquisição.
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre as formas de aquisição e descarte? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 1 3 RESTAURO, PREPARAÇÃO E ANÁLISES CIENTÍFICAS Os restauros e preparações das amostras são documentados? Múltipla escolha (uma opção) Apesar de ser uma prática comum ao campo do patrimônio, em coleções científicas as ações com o bem finalizam sua documentação no inventariado. Compreender se nas coleções amparadas por instituições museológicas se a documentação ocorre de forma diferenciada das outras coleções. Não tem restauro ou não são documentados São documentadas São documentadas com detalhes, mas não são anexadas a ficha São documentadas corretamente com todos os detalhes e anexadas a ficha
2 2 2 RESTAURO, PREPARAÇÃO E ANÁLISES CIENTÍFICAS Por que os restauros e preparações não são documentados? Livre Apesar de entender a importância da operação, o curador não reconhece o procedimento da documentação da ação como parte da preservação do objeto. Compreender quantitativamente qual o grau de importância dado as ações invasivas para a preservação do bem. Não existe Existe ou ainda está em processo Existe mas é pouco seguida Existe e é seguida fielmente
1 1 1 Existe política de uso para pesquisa? Múltipla escolha (uma opção) As coleções científicas servem majoritariamente ao propósito da pesquisa acadêmica. Identificar se existe algum tipo de documentação que regula o uso da coleção.
1 1 1 Quando o pesquisador precisa realizar uma análise científica, qual o procedimento? Texto de resposta longa O método mais usado é a análise caso a caso. Compreender se a metodologia mais usada leva em conta o paradigma entre a necessidade de preservação e o avanço científico da área.
1 1 1 Alguma outra informação relevante relacionada a preparação e análises? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 1 3 VALORAÇÃO Há publicações/documentos internos que falem sobre os valores atribuídos aquela coleção? Múltipla escolha (uma opção) Os documentos mais comuns são produzidos na pós-graduação. Entender se a prática da valoração é planejada. Não há documentos há documentos Há documentos mas não publicados Há documentos publicados
1 1 1 — Se sim, quais? Texto de resposta longa Compreender quais os métodos de valoração e divulgação são usados.
3 2 3 VALORAÇÃO Quem faz a valoração/divulgação? Texto de resposta curta As coleções que possuem gerenciamento integrado possuem formas mais ativas de valoração. Identificar quais personagens se responsabilizam por esta atividade. Ninguém faz Os curadores ou os voluntários/bolsistas e pesquisadores da coleção A instituição responsável ou a universidade Tanto os curadores, voluntários e bolsistas quanto a instituição e a universidade
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre a valoração das coleções? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 1 3 DIVULGAÇÃO A coleção disponibiliza seus acervos na Internet? Múltipla escolha (uma opção) Durante os últimos dois anos a maioria das coleções promoveu ações de disponibilização dos seus acervos na internet. Acesso on line de acervos – diagnostica se a coleção disponibiliza seus acervos na Internet e de que forma esse acesso é feito. Aponta a existência e o formato de repositório digital de acervos. Não disponibiliza Está em processo ou disponibiliza Disponibiliza em redes sociais, sites e outras plataformas mas sem atualizações de informações Disponibiliza em diversas plataformas com todas as informações e atualizações
3 1 3 DIVULGAÇÃO Existe política de divulgação das coleções? Múltipla escolha (uma opção) A divulgação das coleções científicas não é planejada. Entender se a prática da valoração/divulgação é planejada ou apenas ocorre dependendo de quem gere a coleção. Não existe Existe Existe e há planejamento, porém com pouca interação com o público Existe e é feita com todo planejamento, atualização e interação
3 3 3 DIVULGAÇÃO A coleção possui site Institucional? Está atualizado? Múltipla escolha (uma opção) A maior parte das coleções não possui um site institucional. Quando possuem são citações dentro de sites. Existência de site institucional – aponta se a coleção possui site institucional estabelecido e atualizado. Verificar se os sites institucionais são ferramentas de divulgação das coleções. Não possui Está em processo Possui mas não sabe informar se está atualizado ou não é da própria coleção e sim vinculado a instituição responsável Possui e está atualizado
3 1 3 DIVULGAÇÃO Como a divulgação é feita? Texto de resposta longa A divulgação entre pares (dentro da universidade), assim como para os alunos e para o público em geral não é uma atividade existente nessas coleções. Além das exposições (nas coleções com aporte de instituição museológica), que outras ações são feitas para a valoração/divulgação das mesmas. A divulgação é feita A divulgação é feita apenas por uma rede social ou até duas mídias sociais ou boca a boca A divulgação é feita por várias redes sociais A divulgação é feita por redes sociais com atualizações e interação com o público, cartazes e outras metodologias
3 2 3 DIVULGAÇÃO A coleção possui direito de imagem sobre o acervo? Múltipla escolha (uma opção) Questões jurídicas de direito de imagens vem sendo cada vez mais discutidas, dentro de uma instituição pública podem existir várias formas de lidar com esta problemática Verificar a porcentagem do acervo sobre o qual a coleção tem direito à utilização das imagens. Não possui direitos de imagem ou não acha necessário Não possui direito de imagem porque não consegue um responsável que assine os documentos referentes a coleção (em caso de doação ou empréstimo de acervo) Possui direito de imagem mas não tem o controle da documentação necessária (não oficializado) Possui direito de imagem e a documentação necessária para evitar problemas burocráticos
1 1 1 Alguma outra informação relevante sobre a divulgação do acervo? Texto de resposta longa Inserção de informação sobre a temática não prevista previamente.
3 1 3 DIVULGAÇÃO A coleção avalia o impacto do acesso aos acervos digitais e de que forma isso é feito? Texto de resposta longa Quando divulgam o acervo, não é comum o uso de parâmetros de medição de alcance da ferramenta Verificar quais os métodos utilizados dentro da universidade para obtenção de feedback da divulgação. Não é utilizado nenhum método de avaliação de feedback É utilizado porém não há conferência É utilizada pela conferência dos posts São utilizados métodos envolvendo o estudo de público e análise das informações, periodicamente
2 2 2 DIVULGAÇÃO Qual o público alvo dos processo de divulgação? Texto de resposta curta O estudo do público alvo é uma das formas de conhecimento da comunidade para qual a coleção existe. Entretanto estes não são pensados de forma direta. Comprovar que o público alvo é pensado de forma genérica nas ações de divulgação. Não tem um público alvo específico Tem um público alvo específico mas não se atentam na expansão de outros públicos Tem público primário que geralmente é quem tem contato com a temática da coleção mas também se atentam para o público secundário para atrair novos visitantes
3 1 3 ACESSO Qual o número anual de visitantes? Texto de resposta curta Esse número tem o potencial de categorizar a instituição quanto ao seu impacto social e capacidade de diálogo com suas audiências. Quantificar o acesso por visitantes a estas coleções, justificando sua existência, para a comunidade que lhe é dirigida. Não há um registro É contabilizado apenas as visitas online Há um registro mas não geral/completo Há um registro físico e online de visitações geral/completo
3 2 2 ACESSO Como é realizada a medição desse número? Texto de resposta longa Os parametros de medição são simples e não coletam dados auxiliares Comprovar que majoritariamente o acesso, quando é registrado ocorre por meio de assinatura do livro de visitantes. Não é realizada de nenhuma forma Eventualmente é feita uma contagem de visitantes físicos e online mas não se tem documentos ou não é feito com frequência O livro de assinatura é contabilizado e a quantidade de visitantes online é verificada no site com frequência A contagem é feita através do livro de assinatura, acessos ao site da coleção, número de visitas escolares que são feitas, etc, tudo é documentado para a quantificação dos visitantes que adentram a coleção
3 1 3 ACESSO Como é realizada a recepção dos visitantes? Texto de resposta longa Raramente tem um proficional disponivel para recepcionar os visitantes espaneos. Visualizar se existem soluções para a problematica dos poucos funcionários da coleção. Não há recepção Há recepção mas não dá conta de todos os tipos de visitantes Recepção somente online via site, e mail ou rede social Há recepção para todos os visitantes
2 1 2 ACESSO Tem alguém disponível para tirar duvidas? Múltipla escolha (uma opção) As exposições onde estas coleções se encontram, normalmente não possuem equipe dedica ao atendimento ao público. Mostrar que os gestores das coleções atuam em todas as frentes e por isso nem sempre podem dar a atenção devida a todas as atividades. Não tem Há pessoas disponíveis Somente por e-mail Há pessoas disponíveis e instruídas a todos os públicos, fisicamente e virtualmente e com deficiências
3 3 3 ACESSO Como é pensada a comunicação do acervo? Texto de resposta longa Políticas de comunicação não são novidade entretanto, dentro das universidades existem as práticas de comunicação, mas não políticas. Listar as boas práticas, voltadas a comunicação do acervo. A comunicação não existe ou não se tem preocupação em trabalhar ela A comunicação é feita através de divulgação apenas A comunicação é feita através de métodos expográficos que condizem com a proposta da coleção/exposição e através dos métodos de divulgação A comunicação é feita a partir de uma seleção do acervo de acordo com a proposta que se quer passar ao público, além de selecionar uma expografia que se adeque com a composição da coleção e abrange todos os métodos de divulgação possíveis
3 3 3 ACESSO Como é pensada a acessibilidade? Texto de resposta longa Políticas de acessibilidade não são novidade entretanto, dentro das universidades existem as práticas de acessibilidade são raras. Apesar da universidade contar com uma assessoria com este objetivo as coleções não trabalham em conjunto para promoção do acesso universal. A instituição não tem nenhum planejamento pensando na proposta de acessibilidade A instituição pensou apenas na acessibilidade informacional da coleção, ou seja meios de divulgação que cheguem além do público alvo da coleção A instituição tem apenas a acessibilidade motora da coleção, ou seja, espaços acessíveis para pessoas com deficiências físicas A instituição tem uma política de acessibilidade que abarca o máximo possível de público, seja pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, etc.
3 3 3 ACESSO Quais as atividades de acessibilidade são planejadas? Texto de resposta longa As atividades de acessibilidade, quando ocorrem, não estão dentro do plano da coleção, acontecem por meio de parcerias ou ações esporádicas. Listar as boas práticas, voltadas a acessibilidade Não há nenhuma acessibilidade. Há atividades somente quando é solicitada ou quando há uma atividade planejada Há atividades planejadas, mas não incluem toda a acessibilidade. Há atividades planejadas que incluem várias acessibilidades possíveis (mais de 4)