Rede de Coleções e Museus da UFPA

Nossa equipe é composta por diversos discentes e a coordenadora responsável pelo projeto. Cada membro integrante colabora para uma parte da Rede que opera de forma conjunta para analisar e concluir as atividades.

Prof. Dra. Jéssica Tarine

Docente da UFPA no Curso de Museologia e coordenadora do programa de extensão Rede de Coleções e Museus.

Camila Lopes

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do programa na parte das entrevistas. É pesquisadora voluntária (PIVIC) no projeto de pesquisa “Preservação, Divulgação e Integração: Um Plano de Valorização do Patrimônio Cultural e Científico das Coleções na UFPA”.

Jennifer Cristina Carvalho da Cruz

Graduando de museologia na UFPA, atua dentro do programa com pesquisa em divulgação estratégica. É bolsista PIBIC com o plano de trabalho “Divulgação Estratégica para Rede de Coleções e Museus da UFPA”.

Diene Araújo

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do programa na parte das entrevistas. É bolsista PIBEX no projeto de pesquisa “Conhecer para museologar: uma proposta além Belém”.

Julia Soares

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do projeto na parte de divulgação do site e desenvolvimento do diagnóstico e nivelamento das coleções.  É pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIC FAPESPA) no projeto “Plataforma Virtual de Patrimônio Cultural: Construindo uma Ponte Digital para as Coleções e Museus Universitários da UFPA”.

Alessandra Torres Pinho

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do programa com foco em gestão e divulgação de projetos. É pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIPA) no projeto “Rede de Coleções e Museus da UFPA”.

Pietro Takamura dos Santos

Graduando de museologia na UFPA, atua dentro do programa com pesquisa sobre fotografia para documentação museológica. É pesquisador de Iniciação Científica (PIBIPA) no projeto “Rede de Coleções e Museus da UFPA: Valorização e Integração do Patrimônio Cultural e Científico”.

Yasmin Corrêa

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do programa na parte de análise de dados e desenvolvimento do diagnóstico e nivelamento das coleções. É pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIPA) no projeto “Rede de Coleções e Museus da UFPA”.

Aimee oliveira Fonseca

Graduanda de museologia na UFPA, atua dentro do programa como voluntária com plano de trabalho  sobre “Conservação Preventiva na Reserva Técnica de Antropologia”

Como é a experiencia na Rede

É uma ótima oportunidade porque conseguimos trabalhar com diversas diretrizes da Museologia que aprendemos durante o curso e conseguimos identificar várias falhas que coleções sem museólogos acabam adquirindo e refletindo que o mundo de teorias é bem diferente da prática.
Yasmin Corrêa
Trabalhar com coleções da Rede oferece uma experiência valiosa e prática, enriquecendo não apenas a vivência universitária, mas também preparando discentes para aplicar seus conhecimentos teóricos no mundo profissional. O conhecimento na resolução de problemas reais enfrentados pelas coleções, incluindo a análise de dados e a resolução de questões específicas para preservar e melhorar os acervos, obtemos através das práticas dentro do programa.
Julia Soares
Atuar na rede é ajudar na construção de políticas de salvaguarda de patrimônios universitários na Amazônia. É gratificante como aluna e futura museóloga fazer parte de um projeto pioneiro na região.
Carolina Barros
Bolsistas da Rede de Coleções e Museus da UFPA

Memória de participantes da Rede

Julia Soares Silva